Páginas

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Sobre aquele assunto divergente...

Nesses últimos dias recebi um e-mail de Arnaldo Jabor. Como todos conhecem, não preciso ficar aqui dizendo tudo o que ele é e representa como crítico do cenário político e da realidade brasileira como um todo. No entanto, não posso deixar de expressar a minha opinião, talvez contrária à maioria das pessoas que lêem suas críticas e dão tanta importância ao que ele fala, a verdade é que acho ele um tremendo idiota na maioria das vezes, com todo respeito.
Vou tentar passar pra cá pedaços enumerados do e-mail e espero que não fique um post grande:
"1-Brasileiro é um povo solidário. Mentira. -Brasileiro é babaca.
Eleger para o cargo mais importante do Estado um sujeito que não tem escolaridade e preparo nem para ser gari, só porque tem uma história de vida sofrida;
Pagar 40% de sua renda em tributos e ainda dar esmola para pobre na rua ao invés de cobrar do governo uma solução para pobreza;
2-Brasileiro é um povo alegre. Mentira. Brasileiro é bobalhão.
Fazer piadinha com as imundices que acompanhamos todo dia é o mesmo que tomar bofetada na cara e dar risada. Brasileiro tem um sério problema. Quando surge um escândalo, ao invés de protestar e tomar providências como cidadão, ri feito bobo.
3-Brasileiro é um povo trabalhador. Mentira.
Brasileiro é vagabundo por excelência. - O brasileiro tenta se enganar, fingindo que os políticos que ocupam cargos públicos no país, surgiram de Marte e pousaram em seus cargos, quando na verdade, são oriundos do povo.Um povo que se conforma em receber uma esmola do governo de 90 reais mensais para não fazer nada e não aproveita isso para alavancar sua vida (realidade da brutal maioria dos beneficiários do bolsa família) não pode ser adjetivado de outra coisa que não de vagabundo.
4-Brasileiro é um povo honesto. Mentira.
O brasileiro, ao mesmo tempo em que fica indignado com o mensalão, pensa intimamente o que faria se arrumasse uma boquinha dessas, quando na realidade isso sequer deveria passar por sua cabeça.
5-90% de quem vive na favela é gente honesta e trabalhadora. Mentira.
O famoso jeitinho brasileiro. Na minha opinião um dos maiores responsáveis pelo caos que se tornou a política brasileira. Brasileiro se acha malandro, muito esperto. Faz um 'gato' puxando a TV a cabo do vizinho e acha que está botando pra quebrar.
No outro dia o caixa da padaria erra no troco e devolve 6 reais a mais, caramba, silenciosamente ele sai de lá com a felicidade de ter ganhado na loto... malandrões, esquecem que pagam a maior taxa de juros do planeta e o retorno é zero. Zero saúde, zero emprego, zero educação, mas e daí? Afinal somos penta campeões do mundo né? Grande coisa...

Deus é brasileiro. Puxa, essa eu não vou nem comentar...
O brasileiro merece! Como diz o ditado popular, é igual mulher de malandro, gosta de apanhar. Se você não é como o exemplo de brasileiro citado nesse e-mail, meus sentimentos amigo, continue fazendo sua parte, e que um dia pessoas de bem assumam o controle do país novamente. Aí sim, teremos todas as chances de ser a maior potência do planeta. Afinal aqui não tem terremoto, tsunami nem furacão.Temos petróleo, álcool, bio-diesel, e sem dúvida nenhuma o mais importante: água doce! "
Diminuí a letra pra criar uma ilusão de que o post vai ficar menor. Vamos às minhas críticas:
1- Dizer que brasileiro é babaca me faz crer que ele estivesse se incluíndo no contexto. O povo não é babaca, infelizmente boa parte da população brasileira é ignorante, por 'n' fatores desde o histórico vivenciado pela história brasileira até a realidade imposta por governos até então. O que o torna mais babaca que os outros povos? O fato de querer mudar a realidade imunda que já existia? Dominada por pessoas que tiveram oportunidades na vida de estudar e serem bem informados, no entanto o que fizeram pelo país? Valorizaram estas riquezas citadas no fim de que maneira? Privatizando-as. E o engraçado é a economia crescer no governo atual com alguém que seria rejeitado pela sociedade politizada, pra sequer conseguir emprego de gari. Devolvo a pergunta pra Jabor, nós somos babacas ou quem faz guerras sem sentido pra garantir a supremacia econômica mundial? Quem é babaca é o povo que elege o rejeitado à gari ou o que elege um presidente anti-terrorista que tem seus negócios financiados pela família Bin Laden?
2 e 3- Eu daria uma sugestão ao ilustríssimo senhor, que tal ir pra uma região esquecida, no interior da Paraíba, chamada Montadas? Onde a sua maior parte é área rural e as pessoas esperam a boa vontade dos céus de enviar chuva para garantir a plantação e o seu sustento o resto do ano. A energia chegou um dias desses e ainda há quem espere por ela. Essa população acompanha a imundice da rica sociedade? Ou após trabalhar o dia inteiro na lavoura seca e enterrar o seu último boi que morreu de fome, ela tem fôlego pra assistir uma TV senado e saber quem são os políticos decentes (se é que eles existem)? O que fazer com eles? Deixá-los cientes da sua condição tornando-os pessoas depressivas com a sua realidade? Quando um governo prestou atenção neles? E será que eles são minoria na grande população brasileira? Quem o senhor acha que elege os governantes e por que será que o rejeitado à gari foi eleito pela população?Eu te respondo que, apesar de todas as críticas que tenho sobre o Faustão, ontem ele mostrou um caso interessante, uma família que tem renda de R$150,00, com ajuda do governo, do plantio e das vendas da Avon da mãe (se fosse Natura ela ganharia mais..kkk) e um dos filhos passou pra Medicina, em 1º lugar, na UEPE, aos 16 anos. Eu te respondo que, os filhos do cara do sítio lá em Montadas só tem direito a se manterem informados numa escola, com o auxílio do governo. Isso acaba com a pobreza? Não a atual, mas ta plantando árvores pra colher os frutos no futuro. Esses cidadãos tem discernimento de que devem pintar as caras e ir às ruas reclamar do governo? Ou o senhor compreende porque eles riem? Talvez por enxergarem em seus filhos um futuro melhor e ver que existem pessoas que não julgam as pessoas pela sua história sofrida e sim dão oportunidades de serem alguém na vida. E estas pessoas ainda são chamadas de vagabundas? Quantos e quantos posts vocês viram aqui nesse blog, de uma pessoa reclamando que não são oferecidas oportunidades à uma estudante de administração de uma universidade federal, imagina um cidadão do sítio? Você pode até me responder que a maioria da população é urbana, eu concordo, mas elas saíram do sítio e hoje vivem bem de vida?

Como o post ficou grande, discutirei o restante no próximo post.

2 comentários:

Filipe disse...

Opinião, infelizmente, é muito chato de ficar discutindo... principalmente quando a gente sabe que discutir política (com opiniões divergentes0 não vai dar em lugar nenhum e é capaz de sair briga, mas eu também não gosto muito de Arnaldo Jabor. Já conhecia essa crônica dele e tenho que concordar... foi muita burrice eleger Lula... nunca gostei dele, acho um incapaz, hipócrita e tão bandido quanto seus "antigos" companheiros de partido... leia-se José Dirceu, Antônio Palocci e companhia limitada. Quanto às privatizações, eu concordo com a "maioria" delas, porque o serviço público no Brasil dos brasileiros que gostam de trabalhar é muito falho e todo mundo sabe... não são todos, inclusive, como nessa crítica dele, que não foi direcionada pra todos os brasileiros, como o povo de Montadas... acho que tu já tá com muita raiva...

E eu também não gosto do Jabor.

Patrícia de Medeiros Nóbrega disse...

faço as palavras de Longo minhas, quando se fala em privatizações. Não sou a favor das generalizaçõesde Jabor, falar assim dos brasileiros...sanmto Deus, ele não se enxerga não????

Aguardo o próximo post!