Páginas

domingo, 4 de julho de 2010

Me arriscando na cozinha

Para fugir do tema de concurso dos meus últimos posts, vou falar de comida um pouquinho. Estranhamente venho alimentando uma curiosidade culinária e de vez em quando me pego em supermercados olhando as revistas sobre o assunto. Já comprei uma latinha que continha 100 receitas de massa que me custou R$ 30, mas acabei sem perceber que eram receitas de outros países e a maioria dos ingredientes não encontramos tão facilmente por aqui. Algumas dessas receitas até encontramos boa parte dos ingredientes, mas definitivamente, não condizem com o paladar brasileiro. A única que me arrisquei a fazer foi um frango frito com molho japonês, servido com uma massa de espaguete caseira com extrato de tomate e pimenta. Não ficou das mais gostosas! O molho de tomate puro é insosso e a pimenta tirou a capacidade de degustar qualquer outro ingrediente que tinha na receita.
Mas ainda acreditando que posso fazer alguma coisa, decidi fazer um pudim de chocolate. Este era simples, básico, não era possível que eu não acertasse fazer. Tinha experimentado um na casa de uma amiga e se ela, que nada entende de cozinha, havia acertado fazer e tinha ficado uma delícia, por que eu não acertaria? Sozinha, num dia de sábado, sujando metade da cozinha, consegui fazer um pudim delicioso. É bem verdade que a aparência ficou horrível, mas o gosto compensava.
Inspirada no meu sucesso na cozinha que até agora incluem no patamar dos mais bem sucedidos o musse de limão e o mais recente pudim de chocolate, decidi me arriscar em algo maior: empadão de frango. Vi a receita numa revista, cuja capa me atraiu por conter uma sobremesa de limão com morango, mas que acabou me surpreendendo com 52 receitas de outras coisas, incluindo essa de empadão de frango. Me custou R$ 1,99, bem mais em conta do que as 100 receitas inúteis que havia comprado anteriormente. Decidi que iria fazer o empadão de frango e levaria para a casa de Longo no dia do jogo de estreia do Brasil na copa do mundo, onde estariam boa parte dos nossos amigos e todos poderiam experimentar o meu sucesso ou fracasso na cozinha. Será que eu não sou confiante? Não bastasse não ter experiência nenhuma com a culinária ainda faço outras pessoas experimentarem o que nunca tentei fazer!!! Achei melhor testar fazer em casa dois dias antes, assim saberia se valeria a pena fazer outras pessoas provarem daquilo. Com a ajuda de mainha e uns pitacos de vovó, consegui fazer o empadão e, para a minha surpresa e de todos, ficou bonito e muito gostoso! Fiquei tão orgulhosa e confiante que no dia da estreia do jogo do Brasil, decidi fazer sozinha sem a ajuda de ninguém. Com muita calma, cortei todos os ingredientes, refoguei, fiz a massa do empadão e, tudo corria bem, o cheiro estava bom, já tinha forrado o recipiente com a massa, colocado o recheio... então, quando fui colocar o restante da massa para cobrir, decidi que queria ela bem fininha e tinha que passar o rolo para amassá-la. Coloquei a farinha para a massa não pregar, pus a massa em cima, coloquei mais farinha no rolo e fui amassar, na hora de tirar, cadê a massa sair inteira?! Começou a se despedaçar e não tinha um pedaço sequer que tivesse pelo menos o tamanho da palma de uma mão. Como eu ia cobrir um recipiente que era grande e tinha capacidade de servir no mínimo 10 fatias da receita?! Tentei de todas as formas com a massa estraçalhada em pedaços cobrir todo o empadão, mas ela simplesmente não rendia e não cobriu nem a metade do recipiente, havia passado do ponto por conta da farinha que coloquei para afiná-la. Em meio ao desespero, quase chorando, desejei tanto que vovó e mainha estivessem ali para me dizer o que fazer. Decidi que tinha que fazer mais massa e dessa vez não deixaria passar do ponto. Foi o que fiz e assim cobri o restante do empadão. Com duas cores diferentes, coloquei o empadão no forno e rezei para que ninguém notasse a "emenda" depois de assado.
Para minha felicidade, minhas preces foram atendidas e ao retirar do forno, ele estava com uma ótima aparência e com um cheiro muito bom. Levei para a casa de Longo, assistimos o jogo e quando todos pareciam não querer se arriscar a experimentar o empadão, obriguei Longo a retirar o primeiro pedaço (já que ele era o anfitrião) assim todos seguiriam ele. O bichinho, com a barriga cheia atendeu "meu pedido" e experimentou o empadão, comprovando que estava muito bom. Todos confiaram e decidiram experimentar...aí foi só alegria! "Foi Sara que fez mesmo?" "ficou muito bom!" "qual a receita?"
Após uma batalha, empadão de frango ultrapassa o musse de limão e o pudim de chocolate e assume a primeira colocação. Vamos esperar minha próxima aventura na cozinha!

3 comentários:

alana m. disse...

kkkkkkkkk isso me lembrou aquele filme Julie e Julia', que ela fica cozinhando as coisas e postando no blog, e acaba fazendo o maior sucesso! tu assitiu?
consigo ate te imaginar na cozinha toda cheia de farinha.

aprenda a fazer varias coisas gostosas pra fazer uma receita pra mim quando eu chegar ai viu?

Bjuu

Luana disse...

Fiquei surpresa d ver meu pudim por aqui rsrsrs. Mainha nem gostou dele
=(. Seu empadão realmente estava uma delicia, pode ficar se arriscando na cozinha e se precisar d alguem p experimentar, conte comigo!

allanaelizabete disse...

MENINAAA ME CHAMA PARA A PROXIMA AVENTURA!PLEASE
QUERO PARTICIPAR DESSA SUA PERIPECIA
kkkkkkkkkkkkkkkkk
xeru