Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mais uma vez...

Estou sem muito tempo para a net por conta da proximidade do concurso da Caixa!
Nem cheguei a comentar que Longo está de volta! Infelizmente, não se sabe ao certo o que o mercado de trabalho quer hoje em dia, se é um profissional qualificado, se quer um capacho para obedecer os mandados dos chefes, se quer aquele que fala tudo que vem em mente, se quer o que se mostra mais comedido, prudente. Enfim, você fica à mercê das divergências de opiniões e acaba se tornando um profissional que tem que estudar previamente o comportamento que a empresa adota, para também adotá-lo, e só assim poder ser aceito. Essa história de "seja você mesmo", "aja com naturalidade" não parece estar se encaixando nos parâmetros que venho acompanhando ultimamente. O que eu vejo é uma transformação de "profissional qualificado" para meros "artistas", que decoram suas falas antes da entrevista, sabe exatamente qual personagem deve assumir para ser ingressado no mercado de trabalho. "Dão o sangue", "vestem a camisa", porque quem emprega não quer saber o que você pensa ou deixa de pensar sobre isso ou aquilo, embora estejam cada vez mais exigentes quanto ao profissional que quer empregar. Ora, que ironia! Somos obrigados a estudar, estudar, estudar, tornarmos mais inteligentes, mas ao conquistar o emprego, se conquistar, devemos nos portar como burros de carga ou até mesmo, permitir que outro "artista" tome o nosso lugar de merecimento.

Só sei que nada sei! Já está virando até chato só comentar sobre esse assunto, mas infelizmente, não consigo aceitar que certas coisas aconteçam sem ao menos expressar minha indignação. Será preciso outra Revolução Industrial para garantirmos maior proteção aos trabalhadores e aos que esperam por trabalho?

3 comentários:

Unknown disse...

Verdade.
nao sabia que Longo tinha voltado...
Meus pensamentos tb so giram em torno dessas coisas de emprego e de estudos...
Espero que um dia tenha valido a pena.
Bjo

allanaelizabete disse...

Tambem nao sabia do retorno de Longo e, infelizmente concordo com você!A pessoa nunca sabe como agir direito, fica parecendo que pra conseguir emprego tem que se apegar a sorte de gostarem de você...Mas a esperançaé a ultima que morre, alguns podem não ter passado por isso mas a maioria sim, vcs vão vencer na vida!Tenho certeza disso, todo o esforço será recompensado e, nao falo isso como tapinha nas costas de consolo, mas numa coisa forte que tenho dentro do coraçao fé em Deus e confiança na capacidade de vocês!Xeru casalzinho amado!

Evane de Albuquerque disse...

Eles (os empregadores) não querem que sejamos só artistas, mas também humoristas... porque tudo hoje em dia parece PIADA!

A gente é aprovado em um trainee ou até mesmo num concurso e ainda corre o risco de não ser chamado! Mais que isso, corre o risco de entrar e em poucos meses escutar um "xauzinho" bem formal, o que eles chamam de "estágio probatório".

Antes de entrar numa universidade, deveríamos fazer teatro, para saber encenar no mercado de trabalho.

Fica tranquila, Sara! E continue fazendo a sua parte.
Lembre-se: Deus não dorme.
Beijo!

Evane Dias