Páginas

sexta-feira, 5 de março de 2010

O que vocês acham deste tema para um artigo?

Como a dificuldade em conseguir o primeiro emprego influencia na escolha pelo concurso público?
Em que momento as empresas privadas estão perdendo mão-de-obra qualificada para o serviço público?

Pensei nisso porque, cada vez mais, os jovens são os mais interessados em partir para uma carreira pública ao invés de entrar nas longas filas por emprego entre as empresas privadas. E este fato não se deve apenas ao fato de que o emprego público traz a tão sonhada estabilidade, mas ao fato das dificuldades impostas pelas empresas na hora de recrutar e selecionar os seus profissionais. Eu tiro como exemplo Longo, desde que se formou tem feito provas on-line para seleção de trainee e em quase todas, foi selecionado para a fase presencial das dinâmicas. No entanto, ainda não foi lhe dada a vaga para nenhum trainee dos quais participou da seleção, pois ele é recusado na fase das dinâmicas ou dos painéis. Uma recrutadora chegou a dizer que ele tinha sido o candidato que eles mais tinham gostado, mas acabou não selecionando porque ele deveria ter falado um pouco mais na dinâmica. Depois, ele soube que dos 30 candidatos que haviam participado da mesma seleção, nenhum foi selecionado. Não podemos esquecer da vaga para estágio na Ambev, que no último momento ele foi eliminado por ser novo demais. Em uma outra seleção de trainee, a candidata escolhida foi uma jovem que havia morado no exterior, falava três idiomas, já tinha curso de pós-graduação e já havia trabalhado em outras empresas. Ora, a função de trainee não é pegar um profissional com uma gama de qualidades e treiná-lo para uma determinada função? A lógica não seria contratar um profissional já moldado e com grandes experiências nas costas! Se for pensar assim, nunca que um recém-formado vai ter oportunidade no mercado de trabalho porque grande parte da empresa não quer dar a oportunidade.
Eu me pergunto, quanto dessas técnicas de recrutamento e seleção precisam ser revistas, para que se possa reconhecer as qualidades e aptidões em um profissional, sem exigir tamanha perfeição. Enquanto isso, a alternativa para os jovens de qualidade está sendo o serviço público, em que a conquista do emprego depende unicamente dos seus méritos e dos seus esforços, sem depender da boa vontade de alguém em não enxergar um mínimo defeito que por ventura você venha a ter e te "impeça" de assumir um cargo.

Preciso de opiniões a respeito do tema! Será que seria uma boa desenvolvê-lo?!


4 comentários:

Odele Souza disse...

Muito interessante o tema de seu post.

Sempre me coloco no lugar de um jovem que está à procura de seu primeiro emprego e às voltas com as exigências das empresas. Como podem exigir experiência de algém que nunca trabalhou? É preciso que tenham a oportunidade de trabalhar para ter experiência. Esta me parece ser uma grande incoerência das empresas ao selecionar os jovens.

Um abraço pra você.

PS. E muito obrigada pelo link do blog de Flavia.

Alana Martina disse...

Oi Sarinha!

Eu tb tou bastante preucupada com que rumo tomar agora que me formei tb. muito complicado tudo. :( e isso com os trainees vc tem razao, conheci varios pq uma amiga minha passou em um. e realmente todos ja com experiencia internacional, e varios idiomas...
Acho o tema da tua pesquisa muito interessante. Voce tem que pesquisar direitinho tambem a concorrencia dos concursos publicos, pq apesar de depender dos seus conhecimentos e meritos tb é muito dificil, pq a concorrencia é grande e os conhecimentos exigidos tambem. Mas com uma uma pesquisa e dedicação, acho que dera um bom trabalho! boa sorte amiga! Beijoss!

allanaelizabete disse...

falou e disse =)

... disse...

Precisa responder?

Depois desse prelúdio, estamos todos ansiosos para ler o artigo. Parabéns, realmente sua mente é bem inquieta. ABRAÇO!