Páginas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O silêncio que me fala

Inúmeras coisas tenho aprendido nesse tempo de estudo. Embora não tenha alcançado o objeto de minhas intenções - passar e ser chamada para um concurso -, muito já adquiri dedicando horas a estudar. A concentração, ainda não consegui por completo e ela tem sido meu grande desafio nesses dias. O interessante é que, em meio a minhas distrações e pensamentos que em nada se vinculam ao conteúdo que estou tentando apreender (vulgo viagens), tenho alguns momentos... é...como posso dizer?...de "inspiração"?  Coloco entre aspas, porque tenho a impressão de que não são minhas ideias, mas como se minha consciência estivesse falando comigo. Mais parece uma conversa, como se diante de tantas preocupações que tiram a minha atenção naquele momento, "alguém" quisesse me tranquilizar e me mostrar respostas para os meus questionamentos. Acho que eu não fui muito clara, não é? Por exemplo, quando a gente está preocupado com alguma coisa e não consegue tirar aquilo da cabeça, até que, após tantas tentativas de concentração ou de ao menos tirar tudo isso da cabeça, eis que surge um momento de clareza e você passa a enxergar opções, soluções ou consolações. Por algumas vezes, aproveitei-me desses momentos para pegar uma caneta e um papel para escrever (obs: por que quando a gente tenta escrever um papel e caneta só sai uma folha e um papel?) e dois deles encontrei espalhados pelas páginas das minhas apostilas de estudo. São eles:
O orgulho nada nos traz de bom. Unicamente nos afasta da virtude da humildade. Aquele que se utiliza do orgulho para justificar seus atos de amor, não está obedecendo ao amor em seu sentido amplo, mas sim às paixões e ciúmes, muitas vezes confundidos por nossos olhos e desejos enraizados na matéria. O amor em seu sentido real não se separa das virtudes da humildade, benevolência e caridade.
Seja humilde para nos outros depositar a confiança necessária e faça isso de consciência limpa. Confia e faz sua parte. Se o outro não responder à ela, será ele o maior prejudicado por ter violado suas melhores intenções e pagará ele os pesares por a ter perdido. Enquanto ao que confia, terá o amparo por suas atitudes bem intencionadas.

O outro texto:
Por que é tão difícil manter a fé na nossa capacidade?
Uma vida de erros e provações nos torna cada vez mais pequenos e insignificantes perante Deus. Como apagar essas marcas e confiar no nosso progresso e melhoria? Como não se deixar dominar pelas inseguranças que atingem nossa alma? Com o poder da fé. Eis a resposta que nos fala no fundo da consciência. Não há mal que não possa ser sanado, nem erro que não seja passível de reparos. Olha e vê os exemplos dados por muitos que reconheceram seus erros e trabalharam pelo bem e pelo seu refazimento e assim foram recompensados. Se hoje se sente abatido, ore e vigie, para não se deixar levar pela tentação das dúvidas e inseguranças. Aproveite o seu tempo para cultivar bons pensamentos, não esquecendo nunca do trabalho e esforço para alcançar aquilo que deseja. Confie.


Me pergunto quanto disso pensei sozinha e quanto fui orientada. O silêncio de quando estamos trabalhando somente com nossa mente nos leva a "escutar" coisas que dificilmente perceberíamos se estivéssemos nos movimentando, em meio a tantas atividades corriqueiras. Enquanto não colho os frutos profissionais, ao menos pareço caminhar em encontro a um certo equilíbrio e harmonia em relação aos meus próprios medos e incertezas.


3 comentários:

alana martina disse...

gostei Sarinha! saudades de vc! bjo

Anônimo disse...

Sara, sua convocação no bb esta próxima! ;)

Parabéns garota! Você merece! Seu esforço será recompensado.

Sucesso sempre!

allanaelizabete disse...

Sarinha, como sempre, belo texto" E estou pasma como tudo na vida não é coincidência, e sim providência! Um dos seus textos me tocou muito, conversaremos pessoalmente. bjaooo